sábado, 5 de março de 2011

orixa

    R.: Olá filho, você quis dizer IGBADU, se foi isso Igbadu, simboliza o Planeta Terra, é na realidade chamada " a cabaça da existência" é um dos Egbes de toda casa de candomblé, o pouco já revelado em público pelo professor Agenor Miranda no livro Igbadu A cabaça da existência, consta que é feita de lama com pós sagrados, como ossun, rapa de ofun....
    1. Gostaria de saber quem é igbaru ?? Por que é tanto misterioso??
    e aparte de cima estaria representada só a atmosfera terrestre, porém como é o maior egbe do candomblé te aconselho a ler o livro, o restante vai aprender mesmo dentro do asé, minha admiração por ter feito uma pergunta tão inteligente. Ase!!!!!
     
    2. eu gostaria mesmo saber sobre baru, Igbaru (família de sango).
    R.: ok, Baru torna-se nessa fase, de Xango, muito quente, atribui-se a este fator por ele ter perdido sua mãe na cidade de Tapa, sua mãe seria uma Yemanjá com o nome da prórpia terra Tapa (que não se faz) antes da preparação do Yawo deste santo devemos ter o cuidado de antes de mais nada assentar essa yamanja (1 talha, búzios, okuta, conchas, água e azeite doce e okuta). Seu ebó principal consiste em 12 akassas, 12 brasas vivas incandescentes, água de acaçá e 1 metro de morim branco, leva-se o yao até o portão com uma pessoa segurando a vasilha com as brasas do pescoço para baixo despacha-as no portão e apaga-se com a água do akassa´enrola as, as brasas, no morim branco e leva-se para as águas, seu igbá consiste em 1 gamela, búzios- 2 oxes de cobre-6 conchas de madrepérolas- 1 pilão de uma só boca. Tudo na cor marrom.
    As suas contas são marrom e branca com 1 firma de yemanjá e duas de oxalufon
    Seu imbocé: ajapá - bode - galos coloridos e pombo.
    Seu dia de louvação é na quarta-feira.
    Seu alujá;
    Barulekó barulekó awó
    Barulekó barulekó awó
     
    3. GOSTARIA DE SABER BABA SE SUA OPINAO ESU SE RASPA?
    R.: Gostei da pergunta, na minha opinião, apesar de Exu ter sido expulso do panteão dos orixás, num episódio que antecede o nascimento de Ogun, Exu é um dos Orixás que participou da criação do mundo (veja a Lenda de Orungã, na minha página www.sergiocigano.com.br ), apesar de certos axés não aderirem a raspagem deste orixá, não vejo mal algum em fazê-lo desde que possuam fundamento e pulso para tal, visto que é um orixá bastante complexo em seu panteão, é que ao chegar no Brasil Exu foi visto de várias maneiras vou citar algumas delas:

    Os quiumbas que designamos como exu, a exemplo: Tranca Rua, Maria Padilha, Mulambo...

    Os Baras, que já nascem conosco e morrem conosco, o que os psicólogos acham em suas teorias que seriam o equilíbrio do IDI, DO EGO e do nosso SUPEREGO, ou os cristãos chamaria de a parte ruim da nossa personalidade e nós candomblecistas chamamos de parte defensiva da nossa personalidade.

    E finalmente:

    Os Esus Orixás, os que vieram do panteão Africano ou os que já participara na criação do munod junto com os Orixas funfun.
    Dentre eles encontramos:
    Orungã (um dos que já existia com os orixás da criação)

    Esu Alaketu, Esu Ejialaketu, Barabo, Esu Onan... Destes últimos, deste panteão, muitos deles são raspados, porém o que não se pode é confundir e rasparmos Maria Padilha, Tranca Ruas, Orungã, como temos visto por ai. A principal resposta é quais exus que se raspam e quais não se podem ser feito, porém respeito à opinião de algum ase que não raspam. Eu por exemplo tenho 30 anos de casa fundada e ainda não tive a sorte, porém se um dia cair na minha casa rasparei com toda honra.
    Àsè!!!!
     
    4. gostaria de esclarecimento sobre as divindades relacionadas a ossain.
    R.: Ossãe é a divindade das folhas litúrgicas do axé e a sua importância é fundamental e sem essas jamais poderíamos preparar um Yawo. Ossãe está sempre ligada a Orumilá Ifá.
    São cinco as qualidades de Ossãe conhecidas:
    -Aroni (ou afuemo) uma qualidade bastante selvagem
    -Ague (também chamado de Ossãe) este se pode assentar
    - Aga... Este é aquele que mora dentro dos ronkós
    - Ebenedi... Este é o que se arruma no tempo de todas as casas de candomblé
    Seus animais são:
    bode-galo carijó--pombos-juriti etc.
    O seu ritual se chama sassanha e a Sassanha é divida em:
    - o ITA...Folha de três dias
    - O IGE... Folha de sete dias
    - O IKA... Folha de 14 dias
    suas oferendas consiste em:
    1 panelinha de barro, 1 cachimbinho de barro- 1 pedaço de fumo de rolo - boi e um rogbo. Vinho, cachaça 7 grãs de atere, 1 vela acesa na terra, 7 moedas correntes.
    Claro que tem muito mais, o espaço aqui tá limitado.
    Àsè!!!
     
    5. gostaria de saber por qual meio eu descubro meu orixá? Tenho uma admiração muito grande pela sua religião. Desde já eu agradeço a atenção.
    R.: Olá filha, apesar de estar aparecendo muitos métodos por ai pelo mundo pra se descobrir seu orixá, só existe um, minha filha, somente diante de um Babalorixa ou Yalorixá e um jogo de búzios, tudo que você ver fora disso, é mentira, é engodo.
    Asè
     
    6. Mais isso só é possível diante(pessoalmente) de um Babalorixa ou Yalorixá e um jogo de búzios? E você faz isso?
    R.: Sim, minha filha, você tem visto ai um monte de fórmulas para se ver o orixá da pessoa, não quero ser o dono da verdade, porém da minha convicção. Não sei se vou te convencer, mas outros zeladores estarão lendo esse tópico e me vão me censurar se discordarem. Muitas vezes um baba joga e até recolhe e quando chega lá dentro, é raro, mas acontece, um outro orixá se apresenta, imagina que quando chegamos até ato do recolhimento para iniciar uma pessoa, por quantos jogos já abrimos e como manda a tradição, é de praxe que uma outra pessoa de confiança e com suporte para isso, confirme o orixá visto pelo zelador, agora você imagina se pudéssemos ver isso apenas numa matemática de números, como a cabala, ou se ao olharmos pra alguém e dizermos "você é desse orixá aqui e em outro mundo?” Seria muito fácil, e parte das grandes difícies situações do candomblé estaria resolvido apenas fazendo um calculo ou julgando pelo rosto, corpo e comportamento de uma pessoa. Eu continuo com o infalível jogo de búzios.
     
    7. Igbaru é da família ou é sango? È verdade que tem enredo com ogun e esu?
    Ola, eu particularmente vejo a família de Xangô em toda aquela dinastia que é louvada em sua própria roda, A roda de Xangô (mesmo porque a roda na verdade conta toda trajetória deste orixá na aqui na terra e toda sua dinastia, sendo assim os Reis de Tapa, terra de sua mãe ou os Reis de Óyo, sua terra, são suas dinastias, seus parentescos). Tem pessoas que acham que Igbaru seria uma família de Baru, na minha opinião é um nome similar ao próprio Baru, quanto a ele ter fundamento com Exu, isso é verdade, como te passei, é uma fase muito quente desse Orixá, porém o único Xango que conheço que tem fundamento com Ogun é Obakosso. Visto que são orixás rivais, nenhum deles teriam afinidade com esse Orixá, Ogun. Finalizando não existe família de nenhum Xango a não ser aquelas já citadas, como Dadá, Amassá...
    Asè, meu filho.
     
    8. Caro Babá, será que o senhor podia me falar de Odé Kare? Suas características, etc., além de em que nação ele feito? Se puder falar das demais qualidades de Oxossi eu agradeço também. Muito obrigado e parabéns por essa iniciativa muito esclarecedora.
    R.: Nesta fase, seu ofá, ferramenta, tudo deve ser dourado e ele leva em seus assentamentos búzios, conchas, moedas douradas, ides dourados, lanças douradas, galahdas de veado, chifre de boi (ogues), dentes de cavalo, eruxism, rebenque. etc. os ebós de seus yawo são em numero de 4, n vai dar tudo aqui, vou escrever o primeiro:
    1) passar um omolokun temperado sem ovos e colocar num alguidá, passar 16 ovos cruze colocar em cima do omolokun e entregar numa cachoeira
    2) o segundo chama-se OLISSA IYÁ PEJA:
    1 bagre, 1 peixe cioba 14 akaçás e 14 búzios:
    passar 7 akassas e os 14 buzios na boca do bagre (claro que os akassás em que ser bem miudinhos rsrs) a mesma coisa faz repetir o ato com a cioba, cuspir na boca dos peixes e inverter os dois caminhos da seguinte forma a cioba vai para um matinho perto do mar e o bagre vai para um matinho perto do rio
    ainda tem um 3º e um 4º ebó
    seus imbocés: bode, coelho, juriti e etu
    quanto ao fundamento do pombo e do pano da costa do yawo no dia do seu LABE eu te passo por emial, tudo bem? Sei que não perguntou, porém muitos estarão lendo e perguntando porque deixei de falar, eu tenho um limite pra falar de fundamentos aqui em publico.
    Um grande abraço, meu filho.
    Asè!
     
    R.: Olá filho, você quis dizer IGBADU, se foi isso Igbadu, simboliza o Planeta Terra, é na realidade chamada " a cabaça da existência" é um dos Egbes de toda casa de candomblé, o pouco já revelado em público pelo professor Agenor Miranda no livro Igbadu A cabaça da existência, consta que é feita de lama com pós sagrados, como ossun, rapa de ofun....
    1. Gostaria de saber quem é igbaru ?? Por que é tanto misterioso??
    e aparte de cima estaria representada só a atmosfera terrestre, porém como é o maior egbe do candomblé te aconselho a ler o livro, o restante vai aprender mesmo dentro do asé, minha admiração por ter feito uma pergunta tão inteligente. Ase!!!!!
     
    2. eu gostaria mesmo saber sobre baru, Igbaru (família de sango).
    R.: ok, Baru torna-se nessa fase, de Xango, muito quente, atribui-se a este fator por ele ter perdido sua mãe na cidade de Tapa, sua mãe seria uma Yemanjá com o nome da prórpia terra Tapa (que não se faz) antes da preparação do Yawo deste santo devemos ter o cuidado de antes de mais nada assentar essa yamanja (1 talha, búzios, okuta, conchas, água e azeite doce e okuta). Seu ebó principal consiste em 12 akassas, 12 brasas vivas incandescentes, água de acaçá e 1 metro de morim branco, leva-se o yao até o portão com uma pessoa segurando a vasilha com as brasas do pescoço para baixo despacha-as no portão e apaga-se com a água do akassa´enrola as, as brasas, no morim branco e leva-se para as águas, seu igbá consiste em 1 gamela, búzios- 2 oxes de cobre-6 conchas de madrepérolas- 1 pilão de uma só boca. Tudo na cor marrom.
    As suas contas são marrom e branca com 1 firma de yemanjá e duas de oxalufon
    Seu imbocé: ajapá - bode - galos coloridos e pombo.
    Seu dia de louvação é na quarta-feira.
    Seu alujá;
    Barulekó barulekó awó
    Barulekó barulekó awó
     
    3. GOSTARIA DE SABER BABA SE SUA OPINAO ESU SE RASPA?
    R.: Gostei da pergunta, na minha opinião, apesar de Exu ter sido expulso do panteão dos orixás, num episódio que antecede o nascimento de Ogun, Exu é um dos Orixás que participou da criação do mundo (veja a Lenda de Orungã, na minha página www.sergiocigano.com.br ), apesar de certos axés não aderirem a raspagem deste orixá, não vejo mal algum em fazê-lo desde que possuam fundamento e pulso para tal, visto que é um orixá bastante complexo em seu panteão, é que ao chegar no Brasil Exu foi visto de várias maneiras vou citar algumas delas:

    Os quiumbas que designamos como exu, a exemplo: Tranca Rua, Maria Padilha, Mulambo...

    Os Baras, que já nascem conosco e morrem conosco, o que os psicólogos acham em suas teorias que seriam o equilíbrio do IDI, DO EGO e do nosso SUPEREGO, ou os cristãos chamaria de a parte ruim da nossa personalidade e nós candomblecistas chamamos de parte defensiva da nossa personalidade.

    E finalmente:

    Os Esus Orixás, os que vieram do panteão Africano ou os que já participara na criação do munod junto com os Orixas funfun.
    Dentre eles encontramos:
    Orungã (um dos que já existia com os orixás da criação)

    Esu Alaketu, Esu Ejialaketu, Barabo, Esu Onan... Destes últimos, deste panteão, muitos deles são raspados, porém o que não se pode é confundir e rasparmos Maria Padilha, Tranca Ruas, Orungã, como temos visto por ai. A principal resposta é quais exus que se raspam e quais não se podem ser feito, porém respeito à opinião de algum ase que não raspam. Eu por exemplo tenho 30 anos de casa fundada e ainda não tive a sorte, porém se um dia cair na minha casa rasparei com toda honra.
    Àsè!!!!
     
    4. gostaria de esclarecimento sobre as divindades relacionadas a ossain.
    R.: Ossãe é a divindade das folhas litúrgicas do axé e a sua importância é fundamental e sem essas jamais poderíamos preparar um Yawo. Ossãe está sempre ligada a Orumilá Ifá.
    São cinco as qualidades de Ossãe conhecidas:
    -Aroni (ou afuemo) uma qualidade bastante selvagem
    -Ague (também chamado de Ossãe) este se pode assentar
    - Aga... Este é aquele que mora dentro dos ronkós
    - Ebenedi... Este é o que se arruma no tempo de todas as casas de candomblé
    Seus animais são:
    bode-galo carijó--pombos-juriti etc.
    O seu ritual se chama sassanha e a Sassanha é divida em:
    - o ITA...Folha de três dias
    - O IGE... Folha de sete dias
    - O IKA... Folha de 14 dias
    suas oferendas consiste em:
    1 panelinha de barro, 1 cachimbinho de barro- 1 pedaço de fumo de rolo - boi e um rogbo. Vinho, cachaça 7 grãs de atere, 1 vela acesa na terra, 7 moedas correntes.
    Claro que tem muito mais, o espaço aqui tá limitado.
    Àsè!!!
     
    5. gostaria de saber por qual meio eu descubro meu orixá? Tenho uma admiração muito grande pela sua religião. Desde já eu agradeço a atenção.
    R.: Olá filha, apesar de estar aparecendo muitos métodos por ai pelo mundo pra se descobrir seu orixá, só existe um, minha filha, somente diante de um Babalorixa ou Yalorixá e um jogo de búzios, tudo que você ver fora disso, é mentira, é engodo.
    Asè
     
    6. Mais isso só é possível diante(pessoalmente) de um Babalorixa ou Yalorixá e um jogo de búzios? E você faz isso?
    R.: Sim, minha filha, você tem visto ai um monte de fórmulas para se ver o orixá da pessoa, não quero ser o dono da verdade, porém da minha convicção. Não sei se vou te convencer, mas outros zeladores estarão lendo esse tópico e me vão me censurar se discordarem. Muitas vezes um baba joga e até recolhe e quando chega lá dentro, é raro, mas acontece, um outro orixá se apresenta, imagina que quando chegamos até ato do recolhimento para iniciar uma pessoa, por quantos jogos já abrimos e como manda a tradição, é de praxe que uma outra pessoa de confiança e com suporte para isso, confirme o orixá visto pelo zelador, agora você imagina se pudéssemos ver isso apenas numa matemática de números, como a cabala, ou se ao olharmos pra alguém e dizermos "você é desse orixá aqui e em outro mundo?” Seria muito fácil, e parte das grandes difícies situações do candomblé estaria resolvido apenas fazendo um calculo ou julgando pelo rosto, corpo e comportamento de uma pessoa. Eu continuo com o infalível jogo de búzios.
     
    7. Igbaru é da família ou é sango? È verdade que tem enredo com ogun e esu?
    Ola, eu particularmente vejo a família de Xangô em toda aquela dinastia que é louvada em sua própria roda, A roda de Xangô (mesmo porque a roda na verdade conta toda trajetória deste orixá na aqui na terra e toda sua dinastia, sendo assim os Reis de Tapa, terra de sua mãe ou os Reis de Óyo, sua terra, são suas dinastias, seus parentescos). Tem pessoas que acham que Igbaru seria uma família de Baru, na minha opinião é um nome similar ao próprio Baru, quanto a ele ter fundamento com Exu, isso é verdade, como te passei, é uma fase muito quente desse Orixá, porém o único Xango que conheço que tem fundamento com Ogun é Obakosso. Visto que são orixás rivais, nenhum deles teriam afinidade com esse Orixá, Ogun. Finalizando não existe família de nenhum Xango a não ser aquelas já citadas, como Dadá, Amassá...
    Asè, meu filho.
     
    8. Caro Babá, será que o senhor podia me falar de Odé Kare? Suas características, etc., além de em que nação ele feito? Se puder falar das demais qualidades de Oxossi eu agradeço também. Muito obrigado e parabéns por essa iniciativa muito esclarecedora.
    R.: Nesta fase, seu ofá, ferramenta, tudo deve ser dourado e ele leva em seus assentamentos búzios, conchas, moedas douradas, ides dourados, lanças douradas, galahdas de veado, chifre de boi (ogues), dentes de cavalo, eruxism, rebenque. etc. os ebós de seus yawo são em numero de 4, n vai dar tudo aqui, vou escrever o primeiro:
    1) passar um omolokun temperado sem ovos e colocar num alguidá, passar 16 ovos cruze colocar em cima do omolokun e entregar numa cachoeira
    2) o segundo chama-se OLISSA IYÁ PEJA:
    1 bagre, 1 peixe cioba 14 akaçás e 14 búzios:
    passar 7 akassas e os 14 buzios na boca do bagre (claro que os akassás em que ser bem miudinhos rsrs) a mesma coisa faz repetir o ato com a cioba, cuspir na boca dos peixes e inverter os dois caminhos da seguinte forma a cioba vai para um matinho perto do mar e o bagre vai para um matinho perto do rio
    ainda tem um 3º e um 4º ebó
    seus imbocés: bode, coelho, juriti e etu
    quanto ao fundamento do pombo e do pano da costa do yawo no dia do seu LABE eu te passo por emial, tudo bem? Sei que não perguntou, porém muitos estarão lendo e perguntando porque deixei de falar, eu tenho um limite pra falar de fundamentos aqui em publico.
    Um grande abraço, meu filho.
    Asè!
     
    9. Bàbá, não sou dessa qualidade, mas muitas dúvidas tenho pelo que falam qual na verdade Jagun tbm tem qualidades, gostaria de saber mais sobre esse Orixá então... De suas qualidades, características...
    Ao meu ver, Jagun já é uma qualidade, nunca ninguém explicou porque acha que é uma família, no meu conceito seria uma fase, guerreira, desse orixá, fala-se muito em família, mas nunca se fala quem é. Quem seria a família Djagun? Outra mesma fase de Obalaue ou de Omulu.
    Nunca vi, ouvi nem li sobre nenhuma.
    Em tempo: muito boa a dúvida parabéns!
    Nesta fase Obaluae é chamado O GUERREIRO BRANCO cujos caminhos são de Oxalá- Oxum- Nanan-Yemonjá-Oya-Ewa Oba e Bessem, esse carregoto todo se deve a necessidade que temos em apaziguá-lo, e para isso nada melhor que colocarmos ao seu redor essas Iyabás- Bessem e Oxalá para conter seus impulso para as batalhas.
    Imagina uma família de Jagun!
    Asè!
     
    10. Mojubá que seu orisá nos abençoe!Babá gostaria de saber se o senhor já ouviu falar de odum comossagy, não sei bem se é assim q se escreve + é essa a pronuncia!
    desde já agradeço a atenção, e parabéns pelo belo trabalho q desenvolve!!!!
    R.: Olá, apesar desse assunto tocante a odu pertencer ao culto LESSE IFÁ e não ao LESSE ORIXÁ e eu não ter uma formação muito profunda no culto lesse Ifá, pois eu me aprofundei mais nos 256 e não nos um mil e não sei quanto, só posso te dizer quanto a essa questão que esse não é um ODU, se pertence a um dos OMO ODUS além dos 256, nunca ouvi falar, porém acredito que não, pois debato muito com pessoas aprofundadas, como babalowos que talvez não queira o nome deles citados aqui.
     
    11. gostaria de saber sobre o que dizem sobre baru. dizem que certa parte do ano que ninguém quando e porque , dizem que ele fica louco !!! nem sei se o termo seria esse, mas isso é lenda ou tem algum mínimo de fundamento ?
    R.: Olá meu filho, todos orixás que tem suas fases eles a apresentam em alguma época do ano e Baru não é uma exceção, porém isso só ocorre quando seus preceitos não são respeitados. Na verdade, acredito eu, que não existe uma determinada época pra esses orixás apresentarem suas fases de fogo ou guerra , acredito que se o baba ou yia juntamente com o yawo tiverem consciência da fase por exemplo, que Baru deve ser cercado com todas ayabas, como falei no tópico anterior, seguido de Oxalá para abrandar sua f´furia pra guerra etc, a pessoa pertencente a este orixá nunca passará pelo que chamamos fase de fogo, fase "louca" desse orixá ou de qualquer outro que tenham os mesmos caminhos.
    Em resumo: Ele tem sua fase sim, porém essa pode se apresentar desde lá na iniciação do elegun ou mesmo nunca se apresentar desde que tenhamos consciência da sua natureza.
    Asè!
     
    12. Fale sobre azoane pra mim adoro quando alguém fala sobre meu santo que alias e lindo ne ?
    R.: Azoane é "homem da luz", seu caminho é com OYA, BESSEM E NANAN
    Seu igbá: por dentro do cuscuzeiro ~´e feita uma carranca com tambatinga preparada com os atins waji,-ossum-efun,,, posso te passar por e-mail o restante.
    suas contas: terra cota rajada de preto e branco.
    Seu imbocé: bode, koken, pepeye, galos e é importante que tudo seja de cor.
    O ebó para os yaos deste santo também posso te passar por e-mail.
    Asé!
     
    13. Baba o senhor abriu essa questão, no conhecimento do senhor quais sãos os Omolus que usam essa conta, marrom rajada de branco e preto? Quais fazem jus à essa conta???
    aos que fazem jus a terra cota
    Azoany terra cota rajada de preto e branco com firma de mesma cor.
    AFOMA terra cota rajada de preto e branco com firma de yemanjá
    AVIMAJÉ - terra cota rajada de preto e branco, com firma de mesma cor.
    a resposta seria AFOMÃ, AZOANY E AVIMAJÉ.
    Em tempo, não se espante com a terra cota, visto que muitas casas adotam mais as cores, rajada preto e branca ou o rajado preto, vermelho e branca.
    Asè!
     
    14. Avimajé. Pouco se houve falar sobre esse Orixá, o senhor poderia nos falar mais sobre ele?
    R.: Realmente você tem razão, muitas das pessoas novas nem nunca ouviu, eu mesmo nunca presenciei uma saída dessa qualidade, só vi na cabeça de pessoas bastante antigas e rsrsrs fucei muito. bem, vamos lá falar um pouco:
    Em tempo: pouco popular no Ketu e já pouco falado no Jeje de onde está a origem de todos obalaue.
    Seu caminho é como o da maioria, de Oya e Nanan - no seu igba colocamos a tabatinga praparada com waji, ossun. efun- obi-orogbo-cfravo da índia..... o resto depois te paso por email.
    bate se essa massa, faz-se uma carranca cravejada de búzios deontro do cuzcuzeiro.
    seus imbocés: bode. pombo coelhinho daíndia- pato de cor e galinha dángola( que em alguns axés só se da pra ele), porém isso é lá pelo África e em algumas regiões, quanto ao etu, no é comum no candomblé brasileiro todos comerem.
    Sua roupa é o Aze, como a de todos acompanhado de outras roupas de tecidos nas cores preto vermelho e branco.
    Asè!
     
    15. No meu barracão airá é cultuado como uma qualidade de xangô. Entreteanto já ouvi dizer que airá é considerado um orixá e não uma qualidade de xangô. Qual a sua opinião a respeito?
    R.: Conta o iton que quando Oxalufon ficou no carcere de Xango por sete anos, xango não sabia, em consequência disso as plantações secaram, os animais morreram, não chovia, as mulheres não paria. Numa consulta a um Olowo foi descoberto a causa e Xango envergonhado por ter cometido esse engano ofereceu tudo que podia, nesse interim, escravou mais fiel de Xango, Ayra se oferce para leva-lo nas suas costas até o palácio de Osoguian, nos dias em que esteve lá Ayrá fez de tudo para convencer Oxalufon que Xango sabia do ocorrido sim, enfim tentou caluniar seu amo, Oxalufon sabendo que ele estava fazendo aquila intriga no intuito de tomar o lugar do Rei, o corou orixá dentro do seu palácio, mas não lhe deu uma coroa, a que esse passou a usar foi a que roubou de Dadá. Em resumo: em todos itan ou é esse ou coisa parecida, sendo assim cultuamos Ayra no panteão de Xango, porém dentro do quarto de Oxalá, na minha concepção ele não é um xango.
    Em tempo Ayra só come com Oxalufon e á unica qualidade de xango que come com OGUN é OBAKOSSO, com excessão desse os outros são rivais.
    Asè!
     
    16. mil desculpas se minha pergunta for boba!!! Meu filho tem dois anos gostaria de saber se tem como saber qual o santo dele?
    R.: Claro que tem sim, porém como sempre falo, num jogo de búzios. A princípio vai acusar em qualquer jogo Yemanjá, visto que toda criança desde ao nascer até por volta dos seis aos 8 anos, é regido por esse Orixá, após ter consciência deste fator, o zelador continuará investigando considerando que ao responder Yemanjá, poderia ser essa ou não a dona desse ori.
    Asè!
     
    17. Motumba!!!! Baba mi !! Parabens pela comunidade!! O senhor pode falar sobre sango aganjú? Desde de já obrigado !!!!
    R.: Aganju é um dos Xangos que caminha ao lado de Exu e é o considerado o verdadeiro moleque (no bom sentindo) do candomblé, é um orixá alegre, brincalhão que tem brilho próprio e conta com um magnetismo exuberante de graça e beleza. Suas vestimentas são em,forma de gravatas com guizos presos na ponta de cada uma delas,, usa também o ALABÁ (bolsa) na qual se coloca as pedras de raio.
    Seu imbocé: ajapá-bode-koken-galos e pombos.
    seu igba- gamela-ota-buzios-vintém-oxes e xerem
    seu ebó principal:
    1 gamela grande-1amala feito nos dois azeites-12 acaçás-12 velas-12 moedas-12 cavalos marinho-1 pião-1fieira-12 orogbos
    seu labe é feito dentro do ronko com um fogareiro com brasas vivas..... o restante te passo por email.
    Asè!
     
    18. sua bença gostaria muito de saber sobre opara e seus carregos e seus ibocés obrigadu.
    R.: Oxun nesta fase ela está sempre muito quente , pois nesta fase ela acompanha ogun em suas guerras.
    Senso assim eu vejo como carrego dela principal o Orixá Ogun
    detalhe:
    Come BODE CASTRADO (tem que saber o oro, esse não posso divulgar aqui)-konken e seu pombo é para soltar somente.
     
    19. mtb gostaria de saber se ossain tem que ter por obrigaçao o junntó oya ou pode ser outra yaba ex osun beijo e obrigago.
    R.: Ossãe tem um grande fundamento com yá kojuagbá, qualidade de oxum não raspável, quanto a regra geral pra segundo santo, é uma regra do candomblé brasileiro, porém para os Orixas ossãe, Oxumare, e Logun Ede em 99 por cento se adota como ajunto Oya, porém toda regra tem sua excessão. PODE SIM OSSÃE COM OXUN. temos a exemplo disso uma das ualorixás mais antigas, mais séria e mais tradicional do candomblé do Rio e Salvador YA NITINHA É DE OXUM COM OXUM COM OXUM.
     
    20. No meus estudos conheci ogun jabu , que pode muit se assemelhar a ogun xoroque, que em alguns seguimento nao o reconhece como ogum e sim exu, poderia me explicar sobre ogun jabu ?
    R.: Não conheço esse Ogun e até abro um espaço nesse tópico pra alguém me ajudar, caso conheça. Os oguns que conheço são os sete caminhos:
    Onirê- Alakoro-Alagbedé-Ogunjá-Mege- e owarrin, são os sete caminhos reconhecidos dentro de Ketu. Ogun Xoroque, na minha concepção, estaria sendo substituido por zeladores que, por um motivo qualquer, teriam que faer em seu filho Exu e por uma questão de falta de infirmação ou mesmo falta de coragem de enfrentar a quem não aceita a feitura de Esu, teria raspado essa qualidade há cinquenta anos atrás, pela primeira vez no Estado de São Paulo, esse primeiro Yawo se tornou um babalorixá de nome, não cabe citar nomes aqui, e isso vem se difundindo.
    A Nação Ketu tem os sete caminhos de Ogun, os àcima mencionados.
    O Ogun que tem seu caminho com Exu seria Meje e Exu Xoroque seria o próprio exu não tendo equivalência nehuma para o que se diz METADE EXU, METADE OGUN, SEIS MESES OGUN, SEIS MESES EXU.
    Asè!
     
    21. motumba pai sergio...eu fico sempre lendo os tópicos e surgiu uma curiosidade de minha parte rsssss...me fale sobre essa qualidade de Oyá Igbalé.Sei q o senhor não vai passar tudo mais só o necessario dentro de minha ignorância...desde já agradeço pela atenção recebida... abraços fraternos a todos.
    R.: Oya Igabale tanto quanto Pada e Egunitá, estão ligadas nesta fase ao culto dos mortos, sendo assim, tudo que a elas se refere passa pelo branco. Saus vestes são em tecido de algodão toda coberta com mariwo usada como forma de ade e saia. O seu Igba é feito de barro, porrão com alças, bacia, tacho de cobre e 1 panela de barro com tampa, passo por email os segredos neles contido. Seus imbocés são cabra- pombo-galinha.
    Seu ebó principal é, dentre outros elementos que te passo por e-mail junto com os acima relacionados, são 21 akarajes-sete ekurus-... e passo por e-mail,
    Em tempo: Na minha concepção, nesta fase Oya ainda estaria subdividida em fases sendo elas:Oyà Gbale ou Igbale (aquela que retorna à terra) se subdividem em:
    a) Oyà Gbale Funán
    b) Oyà Gbale Fure
    c) Oyà Gbale Guere
    d) Oyà Gbale Toningbe
    e) Oyà Gbale Fakarebo
    f) Oyà Gbale De
    g) Oyà Gbale Min
    h) Oyà Gbale Lario
    i) Oyà Gbale Adagangbará
     
    22. Baba Sergio, aproveitando o Sr. poderia também comentar sobre Oya Onirá?
    Ela veste vermelho ou rosa(coral)? Aproveitando parabéns pela comunidade, alto nível, com respostas claras e objetivas e principalmente respeito á todos. Dá gosto de ler,
    R.: Essa Oya (ONIRA) come com Oxun e nesta fase, seus caminhos são também os de Odé e de Oxaguiã, OYA ONIRA veste roupas de cores claras. temos três opções para suas cores, são elas ROSA, AZUL BEM CLARINHO e SALMOM MISTURADO COM BRANCO,vai depender da casa e do axé, porém em nenhum deles Onira nunca usa o vermelho.
    Asè!
     
    23. Caro Sérgio, Motumbá! Eu gostaria de saber se no seu asé Essa qualidade de yemojá assessu pode rodar na cabeça de homem e se ela pode ser ajuntó. Se possível, gostaria de saber um pouco mais sobre ela.
    R.: Iyá Sessun é uma Yemonjá muio voluntariosa e respeitável devido a suas ligações são com todas Ayabas velhas, bem adarubô.
    Tem também ligação com Omulu, visto que ela e Ya sobá foram, em seus estágios, quem criou obaluae e colocou xaoros em seus pés.
    Yemanjá é mâe de todas as cabeças e simplesmente pelo fato de ela estar ligada as ayabas mais velhas, nada diz que ela tenha seu caminho com nanan.
    Na minha casa ainda não fiz, mas faria se fosse preciso, se Ori viesse ao mundo assim, porém devo advertir que é uma raridade vermos essa Yemanjá na cabeça de homens.
    Asé!
     
    24. Gostaria que o senhor desse seu ponto de vista sobre o Orixá Iroko, se ele á realmente um Orixá, ou apenas uma árvore. Se o senhor aceita como Orixá, quais são as qualidades existentes, queria saber mais sobre esse Orixá muito pouco falado e discutido.
    R.: Iroko é um Orixá pouco cultuado no Brasil; Seus filhos também são raros.
    Iroko vive na mais suntuosa árvore que há numa roça de candomblé' e também nas matas.
    Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravôs. Representa também o seio da natureza, morada dos orixás...
    Desrespeitar iroko, (grande e suntuosa árvore ) é desrespeitar sua dinastia, seus avós, seu sangue...
    Quanto a qualidade, na minha concepção que hora ele até seria a própria árvore, eu só aceito uma.
    Asè!
     
    25. gostaria de saber o pq na concepção do senhor azaune usa a palha vermelha pois ja ouvi varios itas diferentes sobre isso agradeço desde de já.
    R.: Azoany é o único Obaluae que come com XANGO
    Não respondi antes pra não provocar polêmica, seus caminhos,na realidade seria com XANGO-OYÁ-BESSEM E NANAN ele é identificado pelo calor do sol, força que está contida também na energia de Xango dai compreendendo-se suas ligações, aceitações e o tingimento na cor de terra cota lembrando a palha em chama.
    Asè!
     
    31. Em primeiro lugar sua benção!
    Gostaria de saber pai porque no dia do meu obí meu orixá não me pegou,dei um obi de água e meu sonho e rodar com meu santo. Nasci no dia 22 de fevereiro de 1979 pq nada dá certo pra mim principalmente no amor? sonho sempre com uma voz que me diz ¨terá tudo na vida mais será sozinho¨ prefiro não ter nada . Que voz é esta? Axé!!!
    Certíssimo seu orixá, vou explicar:
    independente de orixá existe o ori, sua cabeça, ori é vivo diz um iton que se ori, sua cabeça, não permitir nem Olodumare pode existir. Sendo assim as cerimônias obi ou bori não são endereçadas a orixás e sim a ori, você tem visto em algumas casas uma pessoa nessas cerimônias dando santo, porém cada casa é um caso, respeito, porém acho que todas deveriam seguir a regra de só ori permanecer nessas cerimônias.
    segundo a sua data de nascimento você seria regido pelo ODU OSHE esse odu pertence a Oxun, veja que necessariamente não diz que você seja desse orixá.
    Personalidade das pessoas regidas por oxe: são pessoas que gostam de muito prazer; são pessoas bem influentes, charmosas, ambiciosas e perigosas, principalmente no amor. Só pensam em lucro, são precipitadas no agir; perdem grandes oportunidades por existirem inimigos ocultos que impedem as vitórias. Tem o dom da feitiçaria. São aplicados no trabalho. Sentimentais, amantes das descobertas e de experiências místicas e científicas. São choronas e um pouco fanáticas.
     
    Quanto ao seu orixá virar ou não num bori, isso ainda varia de axe pra axe, antigamente todos viravam quando ainda não se tinha concepção entre comida a ori e obrigação pra orixá, porém nossa religião é feita de costumes e de casa pra casa, isso ainda perdura ou não e como é uma concepção, diria que também está certo, visto que não estaria ferindo nenhuma lei do candomblé.
    No tocante sua Oxum está virando poucas vezes isso é totalmente normal, uma vez que você ainda não foi iniciado.
    Quanto a sua mãe virar e seu santo não responder Oxum também está certíssima uma vez que ao não sr iniciado, ela ainda não passou pela educação de axé.
    Fiquei muito feliz em saber que você conseguiu se livrar do contra axé.
     
    32. Sou de umbanda e brevemente darei um oby. Gostaria de saber se o senhor já "viu" um eledá composto por XANGO AYRÁ, ou Ayrá como alguns preferem, com Oyá Topé. Nasci em 10/11/82. Desde já agradeço. Asè!!!
    R.: Sim já vi sim, aliás todos nós conhecemos esse grande Orixá, muito conhecido e louvado se você é um dos filhos desse orixá é um dos privilegiados.
    Muito axé, meu filho.
     
    33. Sergio há algum Itan q explica, o pq de quem tem Obarà em sua cabala ñ poder emprestar nada do q é seu?
    R.: Tem sim: quase todos itan diz que obara tinha 15 irmãos e sempe conta que esse era o mais pobre, sempre nesse contexto e desenvolvido a estória que esse seria desprezado por algum motivo, em todos há sempre um festa e esses comparecem sem Obara, porém sempre a festa de alguém muito rico que sente a falta de Obara, dai por diante o final é sempre os mesmos, seus irmão são repreendidos por este motivo e obará premiado. Qualquer itn que você conheça, não vai faltar nehuma dessa bases que lhe dei, sendo assim ao descobrir que os outros 15 irmão são, na verdade os 16 que faltam para completar os 16 odus, 16 destinos de todos seres terrenos, dÁ pra tirar a seguinte conclusão: falando-se em sorte, dinheiro etc os filhos de Obará deverão esconder de todos, inclusives de seus irmãos de mesmo signo (de outra pessoa de Obará) visto que, na simbologia de Ifá Obará Meje (obara duas vezes) é perda e não ganho.
    Asè!
     
    31. Em primeiro lugar sua benção!
    Gostaria de saber pai porque no dia do meu obí meu orixá não me pegou,dei um obi de água e meu sonho e rodar com meu santo. Nasci no dia 22 de fevereiro de 1979 pq nada dá certo pra mim principalmente no amor? sonho sempre com uma voz que me diz ¨terá tudo na vida mais será sozinho¨ prefiro não ter nada . Que voz é esta? Axé!!!
    Certíssimo seu orixá, vou explicar:
    independente de orixá existe o ori, sua cabeça, ori é vivo diz um iton que se ori, sua cabeça, não permitir nem Olodumare pode existir. Sendo assim as cerimônias obi ou bori não são endereçadas a orixás e sim a ori, você tem visto em algumas casas uma pessoa nessas cerimônias dando santo, porém cada casa é um caso, respeito, porém acho que todas deveriam seguir a regra de só ori permanecer nessas cerimônias.
    segundo a sua data de nascimento você seria regido pelo ODU OSHE esse odu pertence a Oxun, veja que necessariamente não diz que você seja desse orixá.
    Personalidade das pessoas regidas por oxe: são pessoas que gostam de muito prazer; são pessoas bem influentes, charmosas, ambiciosas e perigosas, principalmente no amor. Só pensam em lucro, são precipitadas no agir; perdem grandes oportunidades por existirem inimigos ocultos que impedem as vitórias. Tem o dom da feitiçaria. São aplicados no trabalho. Sentimentais, amantes das descobertas e de experiências místicas e científicas. São choronas e um pouco fanáticas.
     
    Quanto ao seu orixá virar ou não num bori, isso ainda varia de axe pra axe, antigamente todos viravam quando ainda não se tinha concepção entre comida a ori e obrigação pra orixá, porém nossa religião é feita de costumes e de casa pra casa, isso ainda perdura ou não e como é uma concepção, diria que também está certo, visto que não estaria ferindo nenhuma lei do candomblé.
    No tocante sua Oxum está virando poucas vezes isso é totalmente normal, uma vez que você ainda não foi iniciado.
    Quanto a sua mãe virar e seu santo não responder Oxum também está certíssima uma vez que ao não sr iniciado, ela ainda não passou pela educação de axé.
    Fiquei muito feliz em saber que você conseguiu se livrar do contra axé.
     
    32. Sou de umbanda e brevemente darei um oby. Gostaria de saber se o senhor já "viu" um eledá composto por XANGO AYRÁ, ou Ayrá como alguns preferem, com Oyá Topé. Nasci em 10/11/82. Desde já agradeço. Asè!!!
    R.: Sim já vi sim, aliás todos nós conhecemos esse grande Orixá, muito conhecido e louvado se você é um dos filhos desse orixá é um dos privilegiados.
    Muito axé, meu filho.
     
    33. Sergio há algum Itan q explica, o pq de quem tem Obarà em sua cabala ñ poder emprestar nada do q é seu?
    R.: Tem sim: quase todos itan diz que obara tinha 15 irmãos e sempe conta que esse era o mais pobre, sempre nesse contexto e desenvolvido a estória que esse seria desprezado por algum motivo, em todos há sempre um festa e esses comparecem sem Obara, porém sempre a festa de alguém muito rico que sente a falta de Obara, dai por diante o final é sempre os mesmos, seus irmão são repreendidos por este motivo e obará premiado. Qualquer itn que você conheça, não vai faltar nehuma dessa bases que lhe dei, sendo assim ao descobrir que os outros 15 irmão são, na verdade os 16 que faltam para completar os 16 odus, 16 destinos de todos seres terrenos, dÁ pra tirar a seguinte conclusão: falando-se em sorte, dinheiro etc os filhos de Obará deverão esconder de todos, inclusives de seus irmãos de mesmo signo (de outra pessoa de Obará) visto que, na simbologia de Ifá Obará Meje (obara duas vezes) é perda e não ganho.
    Asè!
     
    34. PAi Sérgio obrigado pela resposta. Fiz a primeira pergunta, pq já me foi dito q esse eledá não é possível, pois Ayrá não pode ter como juntó Oyá, devido a ligação desta com a morte. Isto procede?
    R.: Não procede, isso ultimamente tem sido debatido nas comunidades, como por exemplo Logun Oxumare e Ossão só aceitarem pa si Oya com ajuntó, a exmplo desse orixás, isso não é uma regra é que na maioria dos casos encontramos Oya como ajunto desses orixás, porém existe pessoas, casos não muito raros, que não tem Oya como ajunto.
    No seu caso específico, também em regra geral não procede, é invenção da sociedade, pois se você analisar direitinho somos descendentes afros e na África não existiu e não existe segundo santo. Outro exemplo é que Oya todas Oyas estariam ligadas, indiretamente, ao culto de Egungun e nem por isso alguma deixa de ser esposa de Xango.
    Não é Ayra que tem o titulo de OBAKOSSO ( o Rei não se enforcou) mesmo esse não teria quizila com oya e sim com o símbolo da vida, o obi ao qual ele perdeu o direito de usar e com Iku ( a morte) em qualquer itan que você conheça de Ayrá nunca vai vê-lo ligado a guerra de Oyo,Tapa e ifé, nunca vai vê-lo se relacionando com Iku.
    Asè!
     
    35. Pai Sergio gostei muito dessa comunidade e gostaria que o senhor me explica-se melhor sobre Osun Kare. E quais podem ser o junto dessa Osun?
    R. Oxun Kare: Nesta fase está ligada na iteração de Ode. Veste azul claro, dourado e suas ferramentas são o ofá dourado que oxossi lhe presenteia.
    O seu labe é feito que de modo ao raspá-la tem que se deixar a mecha de cabelo....(passo por e-mail). Ela usa dois keles um dourado e um azul claro, seu iba leva tudo de oxum, dourado, e como detalhe um ofá pequeno, junto com braçadeiras, idés etc.
    come cabra, galinha, coelho, conquem e os pombos são para soltar em oro na hora da matança.
    Obs.: para essa santa não se usa mel.
    Muito vem se discutindo sobre junto, eu diria que existe um muito comum, asa vezes para certos orixás, porém não aceito uma regra geral para orixá existem, por exemplo nos casos mais discutidos, OSSÃE, OXUMARE LOGUN EDE que seu junto sejam Oya, porém quando se afirma que não pode ter outro junto estariam errando, pois apesar de raro esse existe para muitos filhos seus. Quanto a Oxum Kare não tem tanta exigência assim.
    Asè!
     
    36. Sergio, ouvi falar ñ sei se é verdade q só existe 1 das Oyas balès q veste vermelho, o senhor poderia me dizer se esta Oyà realmente existe e qual seria esta qualidade ?
    R.: As Oya Igbale, Oya Pada e Oya Egunita estão ligadas nessa fase, ao culto dos mortos. O branco, na nossa religião representaria a transição entre a vida e a morte, mais precisamente seria o luto preto dos cristãos.
    Sendo assim o dia que você ver uma Igbale de outra cor que não seja o branco essa não é Igbale.
    A cor branca nessa Oya não estaria representando uma predileção e sim um símbolo, uma obrigação.
    Resposta: Não existiria, na minha concepção nehum Oya da "família" Igbale que usaria vermelho ou qualquer outra cor.
    Asè!
     
    37. Parabéns pelo trabalho aqui realizado tenho grande admiração pelo senhor,gostaria de saber um pouco do orixa ogun xoroque e se realmemte existe algun fundamento deste orixa com esú.
    R.: Ao fazer pesquisas sérias sobre essa qualidade você iria ver que esse foi feito pela primeira vez na cidade de São Paulo há cinqüenta anos.
    Sendo Ogun um orixá e não um vodun ou Nkice, então estaria ele também sob as tradições de Ketu, nessa nação são reconhecidos sete Oguns, são eles: ONIRE, ALAKORO, ALGBEDE, OGUNJÁ, MEJE AMENON E OWAWRIN, segundo a crença Nago quando o primeiro tenta adentrar a terra essa o repele fazendo-o explodir em sete partes o que originou os sete caminhos de ogun, os já acima citados.
    O dia que disserem que ele é um vodun ou um Nkice, então poderemos abrir dialogo de sins e nãos, porém enquanto existir a afirmação deste como orixá, então só temos uma resposta: o único orixá com este nome é o próprio Exu Xoroque, talvez por uma questão de uma pessoa ter tido a necessidade de fazer um Exu e não ter tido punho ou coragem para enfrentar o preconceito da comunidade do candomblé daquela época, há cinqüenta anos atrás, deu margem para essa polemica tão discutida hoje.
    Em tempo:
    Basta ver o assentamento deste Ogun que você depara com um Ogun assentado na tabatinga o que é vedado para qualquer um rodante, uma vez que a crença nago acredita que quando se procede assim a energia ficaria presa não mais voltando àquele ori, bem sendo assim ainda existe alguém que fala que ele seria um vodun, de jeje, mesmo com essa última hipótese ele deixaria de ser um Ogun, visto que esse só existe na crença Nago, teria seu correspondente como o Vodun Gou naquela nação, ainda assim quando visto como Vodun os Zeladores de jeje não aceitam e nem mesmo nunca ouviu falar.
    Asè!

    3 comentários:

    1. Como o senhor pode afirmar que Esu foi expulso do panteão dos orisas. Sem Esu não se tem nada. Esu é movimento. Esu é o primeiro. Não entendi isso!!!???

      ResponderExcluir
    2. motumbá!
      por favor estou com um problema já tenho dois filhos de xangô Ayrá no meu ylê e agora entrou um filho de xangõ BARU e tenho varias duvidas de como iniciar esse orixá e não posso fazer esse orixá sem ter todos os conhecimentos preciso que o sr me dê uns axés bença e um abraço

      ResponderExcluir
    3. Fale sobre fundamentos de odé kare. Ou me envie por email? Pode ser?! Obrigado! Axé!

      ResponderExcluir